Espaço do Criador: Peito Seco

Peito Seco

O QUE É?


O “Peito Seco” é uma síndrome muito conhecida entre os passarinheiros, também é conhecida como "“Peito Quilha"” e "“Peito Faca”" dependendo a região do país.
Resultado de imagem para passaro medico
Não é uma doença, mas sim uma conseqüência de múltiplos fatores relacionados aos hábitos alimentares, tratamento e acondicionamento da ave.

O nome é dado pelo fato do pássaro ficar magro na região abdominal, porém o nome correto da doença é "Caquexia", que ocorre estado de fraqueza progressiva, principalmente pela falta de apetite, mal estar e desgaste.
Vários fatores podem contribuir para que a ave venha a emagrecer, originando a caquexia, alguns dos fatores mais conhecidos são: Parasitismo crônico, tuberculose, cryptosporidiose, tumores, infecções crônicas por mycoplasma, coccidiose subclínica, diabetes, redução na alimentação devido a ansiedade, depressão, e magoas que podem ocorrer diante de uma perda de um parceiro de gaiola ou mesmo mudança de ambiente ou troca de dono.
O Peito Seco é uma doença terminal, raramente aves com esses sintomas conseguem se recuperar, mas se diagnosticado a tempo e com o tratamento correto, pode-se salvar a ave.

Medicamentos

  • Coccide Aarão é um remédio bastante eficiente no tratamento da síndrome do Peito Seco, e pode ser utilizado no tratamento e na prevenção do problema, pode ser encontrado em lojas convencionais e ainda através da internet.
  • Labcon Club Vitil P.S. é um suplemento com formulação balanceada à base de vitaminas ligadas à Tilosina, que ajuda na eficiência alimentar e no crescimento da ave. Aconselhado no tratamento de aves com sintomas da síndrome do “Peito Seco”, além daquelas que estejam com problemas respiratórios, especialmente a Micoplasmose ou Doença Respiratória Crônica e até mesmo àquelas que apresentam um quadro severo de desnutrição.
Como funciona: O Labcon Club Vitil P.S. produz a estimulação do sistema imunológico da ave, colaborando com a resistência do mesmo. Este medicamento é apresentado em forma de cápsulas, estipuladas suas doses diárias, o que vem a facilitar sua aplicação, e garante uma maior integridade e qualidade do produto. Também pode ser encontrado na internet.

  1. 100 OS, usado no tratamento da doença: promove o crescimento e auxilia no combate à perda de apetite. Também pode ser usado no tratamento de doenças crônicas de origem respiratória. É indicado como suplemento Alimentar, ajuda bastante na prevenção do raquitismo e no Peito Seco e auxilia no crescimento daquelas aves que são mantidas em confinamento.
  2. NALYT este medicamento foi produzido com a finalidade de controlar e combater à Micoplasmose dos pássaros, da mesma forma o coccidiose, que são determinantes do peito-seco e ainda têm efeito reidratador e oferecem maior energia à ave doente. Para que seja feito um tratamento de prevenção é preciso administrar o remédio juntamente com as rações ou até com as farinhadas, sendo que 10 gramas de NALYT deve ser acrescentado para cada quilo de alimento, no período que pode variar entre 5 a 7 dias.

Para o tratamento com função curativa acrescente 10 gramas do medicamento em cada 500 ml de água limpa, preferencialmente mineral ou fervida. Dê a mistura às aves pássaros pelo prazo de 5 a 7 dias, fazendo a troca diária, sendo que esta água deve ser a única oferecida às aves durante o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário