Espaço do Criador: Doenças de aves

Doenças de aves

Tipos de Doenças da Aves Parte 1

Salmonelose

A salmonelose, como o próprio nome diz, é causado pelo contato do animal com a salmonela presente no ovo, um alimento presente na dieta de pássaros domésticos, inclusive. Muitas vezes é transmitida para a comida por galinhas. 
Os principais sintomas apresentados pela ave são: 

  1. Para de cantar 
  2. Apatia, sem energia e demonstra falta de vivacidade 
  3. Penas eriçadas e olhos quase fechados 
  4. Falta de apetite
  5. Sede excessiva
  6. Cloaca suja de fezes verde-amarelada
  7. Respiração ofegante
  8. Ventre inchado
Normalmente o bicho fica amuado no canto da gaiola e praticamente não se move, como se dormisse o dia todo. 
O tratamento é baseado em medicamentos indicados pelo veterinário e mesmo depois de curados esses bichos continuam carregando microrganismos em seu corpo. 

esse medicamento é uma solução para  quem não tem como levar a um veterinário 
ressaltando para quem tem como levar a um veterinário o melhor é seguir a orientação de um especialista 

Clique aqui para comprar! Código n.º 1637

Coccidiose

Esse problema de saúde afeta em especial o intestino delgado e os cecos do bicho, levando a hemorragias. Isso ocorre devido ao contato com água e alimentos contaminados por fezes e até pela saliva de outras aves doentes.

A coccidiose provoca uma série de sintomas, como:
  1. Fezes aquosas 
  2. Desidratação 
  3. Diarreia 
  4. Cansaço
  5. Emagrecimento
  6. Osso do peito saliente
    O tratamento precisará de vitaminas e medicamentos receitados por um veterinário para conter os protozoários causadores da complicação. 


    Os pássaros precisam de cuidados especiais



    Stress 

    O estresse também pode afetar aves e é um problema bastante comum e ao mesmo tempo fácil de evitar. Excesso de barulho, sons altos e sustos perturbam esses animais e os principais sinais de uma ave estressada é sonolência e aparência assustada, além de penas caindo muito. É importante enfatizar que dar muito antibiótico e uma má alimentação podem favorecer esse quadro. O ideal é consultar o veterinário para entender o melhor a fazer

    Prevenção/Controle

    A ferramenta mais simples e eficaz contra a coccidiose é o controle com Toltrazuril 5% (Baycox® 5%), via oral, em dose única. Esta administração deve ser realizada 14 dias antes do aparecimento dos sintomas, preferencialmente, na segunda semana de vida.

    Tratamento

    O tratamento consiste no uso de Toltrazuril 5% (Baycox® 5%), via oral em dose única logo que os sintomas forem observados.
    O uso combinado de antibióticos de amplo espectro (Kinetomax®) pode ser necessário, pois podemos ter bactérias oportunistas associadas.
    O uso de anti-inflamatórios não esteroidais (Flunamine®) também é indicado, pois por meio deles, conseguimos suprimir o processo inflamatório, a dor abdominal e a febre.
    O uso de hidratantes (Glutellac®) associado à alimentação líquida (leite ou sucedâneo) é muito importante para o animal suprir suas necessidades nutricionais, melhorar sua resposta imune e favorecer a resposta aos antibióticos.
    A administração de tônicos energéticos (Catosal® B12) deve ser levada em consideração, pois normalmente os bezerros encontram-se muito fracos e apáticos.


    Imagem relacionadaResultado de imagem para tratamento Coccidiose

    Fontes:

    • Blood, D.C. e Rodostits O.M. 2002. Clínica Veterinária. 9ª Edição. Editora Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro, RJ.
    • Smith P. B. 2010. Medicina Interna de Grandes Animais. 4ª Edição. Editora Elsevier, Barcelona, Espanha.
    • Aiello S. E. 2001. Manual Merck de Veterinária. 8ª Edição. Editora Roca LTDA, São Paulo, SP.
    • Corrêa M. N.; González F.H.D.; Silva S.C. 2010.Transtornos Metabólicos Nos Animais Domésticos. Editora e Gráfica Universitária UFPEL, Pelotas, RS.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário