Espaço do Criador: setembro 2015

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Farinhada. sabe como fazer ?

Ingredientes principais nas Farinhadas, se não tiver todos ingrediente não deixe de fazer.

Farinha de trigo, farinha de milho, farelo de soja, farinha de arroz, semente de Níger, concha de ostra em pó, sacarose, óleo de soja refinado, fosfato de cálcio, gema de ovo, proteína de soja, sal e minerais.



Forma de uso

Servir em comedouros limpos, na forma seca ou levemente umedecida, de acordo com a preferência dos pássaros. Quando oferecida úmida, as sobras devem ser removidas ao final do dia. Deixar água limpa sempre à disposição. A farinhada deve corresponder a ¼ da alimentação, servida diariamente nos períodos de criação e muda. Para manutenção, servir 2 vezes por semana, na mesma proporção.




Eu uso a da Alcon. alem de ser uma marca que eu confio. a formula contem elementos que agente não acha fácil, e eu também não tenho tempo de fazer, ja fiz muita farinhada em casa.


Ingredientes
Farinha de trigo, 
creme de milho, 
farelo de soja, 
farinha de arroz, 
Gammarus desidratado (6,0 %), 
Daphnia desidratada (4,0 %), 
semente de níger (4,0 %), 
concha de ostra em pó, 
sacarose, 
óleo de soja refinado, 
maçã desidratada (2,67 %), 
fosfato bicálcico, mosca d´água desidratada (1,33 %), uva desidratada (1,0 %), 
gema de ovo desidratada, 
proteína texturizada de soja, 
fonte de nucleotídeos, 
mel (0,8 %), 
zimbro desidratado (0,53 %), 
sal, premix vitamínico mineral, 
aditivo prebiótico (0,09 %), 
aditivo probiótico (0,08 %), 
aditivo aromatizante (aroma de laranja), 
antioxidantes (Etoxiquin, Propilgalato, 
ácido cítrico, BHA, BHT).

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

6 tipos de coleiro sabe qual é o seu ?


Coleiro Bico Laranjeira


Sporophila Caerulescens


Os machos novos saem do ninho com a plumagem idêntica à fêmea. As fêmeas não cantam.

Seu habitat são campos abertos e capinzais, ocorrendo praticamente em todo Brasil, com exceção da Região Amazônica e Nordeste.




Coleiro Bico de Chumbo

Sporophila Caerulescens


A fêmea é toda parda, mais escura nas costas. Sob luz excepcional, é possível ver que ela também possui o esboço do desenho da garganta do macho.

Seu habitat são campos abertos e capinzais, ocorrendo praticamente em todo Brasil, com exceção da Região Amazônica e Nordeste.


Papa Capim Bico de Laranjeira


Cruzamento

Esta espécie vem do cruzamento entre o Papa Capim e o Coleiro de Gola Bico de Laranjeira.
Presente em grande parte do Brasil.








Papa Capim Bico de Chumbo


Sporophila Ardesiaca

Pode ser confundido com o Sporophila Nigricolis (Coleiro Bahiano) que se distingue por ter um cinza-esverdeado nas costas e na carapuça e amarelo no peito, mais comum do Brasil Central, Norte e Nordeste.

É mais comum na região de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.


Coleiro Bahiano de Peito Amarelo


Sporophila Nigricollis

Há bastante variação individual e regional no canto (dialetos) no gênero Sporophila. O canto é melodioso, muito agradável.

Presente em grande parte do Brasil, em direção sul até o Paraná, excetuando-se a Região Amazônica entre o oeste do Mato Grosso e Rondônia e, em direção nordeste, até o Amapá.



Coleiro Paulista

Sporophila Caerulescens Hellmayri

Os machos novos saem do ninho com a plumagem idêntica à fêmea. As fêmeas não cantam.

Seu habitat são campos abertos e capinzais, ocorrendo praticamente em São Paulo, por isso o apelido de Coleiro Paulista.









Fêmea e FilhoteExiste uma dificuldade muito grande em identificar fêmeas e filhotes desse gênero, pois são muito semelhantes entre si. Uma maneira correta e recomendável seria a identificação pelo canto ou pela presença do macho adulto.








fonte. http://www.wikiaves.com.br/coleirinho
https://www.facebook.com/permalink.php?id=361416583928840&story_fbid=389478047789360
http://www.coleirosetrincas.com.br/forum/viewtopic.php?p=16493
http://coleiro.info/
imagens www.ocoleiro.com



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

16 tipos de Cantos trinca ferro




Os principais tipos de canto do Trinca Ferro Verdadeiro são:
  1. Bom dia seu chico, 
  2. Bom dia tio João, 
  3. Bom dia seu Valdir, 
  4. Roncador, 
  5. Eu sou terrível, 
  6. Ró, 
  7. Thirrú, 
  8. Repetidor, 
  9. Liro, 
  10. Fuím, 
  11. Canto curto(duas notas), 
  12. Grego Mole, 
  13. Currucutiu, 
  14. Tiutiufil, 
  15. Que que fiz meu Deus  
  16. Escuta o que digo.  
Sendo que estes tipos de canto podem ter um “boi” no final.


O canto talvez seja a característica que mais chame a atenção no Trinca Ferro Verdadeiro, pois eles possuem um canto forte e melodioso, que é capaz de encantar até quem não tem costume de ouvir os cantos dos pássaros, deixando qualquer pessoa de queixo caído.

sábado, 19 de setembro de 2015

Quanto tempo demora pra um coleiro ficar preto ?

Em media 3 Anos ...


Mas tem algumas etapas que são bem legais. que já da uma definida-


Com quatro meses ele vai fazer que se chama de muda rápida, Essa muda de pardo não é completa, . As penas das asas e da cauda não são substituídas (rémiges e rectrizes). Mudam somente as penas do peito e da cabeça. 

nesse momento nada de gola nem de peito branco muito menos costa preta.

mas com tempo passando você vai perceber que o pescoço vai ficando mais clarinho onde deve ser a gola e o peito vai cada vez ficando mais claro.
Nesse momento é provável que ele já esteja churriando.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Cuidados com o calor.

Cuidados com o calor.


Com a entrada do Verão, os donos de Calopsitas devem ter preocupações redobradas com os efeitos do calor. De modo a poder proporcionar à sua ave um Verão mais fresco e confortável, enumeramos em seguida alguns cuidados que deverão ser tomados.
Controle de temperatura no interior da casa
Se possuir ar condicionado nunca coloque a sua ave próxima do ar fresco. As aves possuem uma capacidade natural de se adaptar a variações suaves de temperatura, no entanto caso fiquem muito expostas ao frio poderão adoecer. Programe o ar condicionado para uma temperatura ambiente normal e constante.
Se você não tem ar condicionado e a sua casa é muito quente no Verão, há um conjunto de ações a tomar:

- Feche as cortinas em todas as divisões da casa mesmo àquelas onde a sua ave não se encontra;
- Evite desenvolver atividades que produzam calor (cozinhar por ex.) nos períodos mais quentes do dia;
- Ao cair da noite, quando começa a baixar a temperatura, abra as janelas para que surja um leve corrente de ar que refresque a casa;
- Retire a cobertura da gaiola da sua ave para que haja alguma ventilação;
- Verifique várias vezes se a sua ave tem água fresca suficiente;
- Afaste a gaiola das janelas ou de locais que possam ser atingidos diretamente pelo sol.

Para tentar amenizar o calor as Calopsitas passam a maior parte do tempo com a boca aberta e com as asas abertas. Neste caso você deverá atuar de imediato, proporcionando um ambiente mais fresco garantido desta forma que a sua ave não fique desidratada. Se você perceber que o estado de sua Calopsita é crítico (que não reage, que a cor da urina é muito clara, etc.) ou se ficar na dúvida, não hesite em hipótese alguma de visitar imediatamente um veterinário de sua confiança.

Durante o verão, quando a temperatura aumenta o ambiente se torna extremamente propício ao aparecimento de bactérias e mosquitos. Neste sentido, os cuidados com a higiene e a alimentação de sua Calopsita deverão ser reforçados. Mantenha a gaiola sempre limpa (sem restos de comida ou dejetos) e jamais utilize produtos tóxicos.
Agindo deste modo você reduzirá drasticamente as chances da gaiola ser invadida por indesejáveis mosquitos e formigas.
Outro grande cuidado que deverá ter é com a alimentação. Verifique sempre que os alimentos frescos estão devidamente lavados e em boas condições. Estes são apenas alguns dos vários cuidados que você deverá ter especialmente durante os dias quentes de Verão. No entanto, dada à fragilidade e sensibilidade delas, recomenda-se uma observação permanente de sua amada Calopsita. Sempre que notar alguma reação ou comportamento estranho, recomendamos novamente uma visita imediata ao seu veterinário.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Como ensinar Curió a ser um repetidor.



Como ensinar Curió com qualidade de canto



Filhote de qualidade para Canto Praia Clássico

É necessário buscar filhotes de criadores especializados em produção para Canto Praia, e que os reprodutores sejam descendentes de curiós que já tenham se destacado como repetidores. Inicialmente o filhote deverá ouvir um CD de Canto Curió Clássico Sem Repetição, e após quatro meses deverá ser mudado para um CD com Repetição. Ao adquirir dois ou mais filhotes que permaneçam na mesma residência, é necessário colocar em cabines acústicas evitando a interferência no canto de outros filhotes. 


Filhote com tendência para Repetir

Prefira adquirir filhotes de casais que já tenham produzido bons resultados, ou que sejam descendentes, ascendentes, irmãos ou irmãs de curiós que já tenham se destacado como repetidores. A experiência mostrou que o pai reprodutor com mais de quatro anos e repetidor, tem influenciado em 70% em seus filhotes. 


Cds para filhote

Existem seis versões do canto Ana Dias, que são: 
Selo Vermelho, Selo Laranja, Selo Azul, Selo Marrom, Selo Ouro e Selo Prata. Para filhotes, aconselhamos a tocar o Selo Vermelho por se tratar de um canto com notas mais curtas e sem repetção, que facilitam o aprendizado. Para incentivar a repetição, substituir para o CD Selo Laranja após quatro meses, e para o CD Selo Azul após um ano. Caso o filhote não tenha tendência a repetir, sugerimos tocar o Selo Ouro em vez de Laranja e o Selo Prata em vez de Azul. Fique muito atendo todas as vezes que for substiruir o CD, porque o filhote pode não aceitar cantar em outro estilo. Se, com a mudança de CD, no dia seguinte o Curió começar a "cortar" canto, deve-se voltar ao CD anterior porquer, por alguma razão, o Curió não está aceitando o novo CD. 


Aparelho de Som

Existem nos clubes, associações e nos torneios, aparelhos próprios para CDs e Fitas, que já vêm conectados com timer e sensor, possibilitando por exemplo tocar por 30 minutos e desligar durante 30 minutos, sucessivamente, ligando automaticamente ao clarear o dia e desligando automaticamente ao anoitecer através da Fotocélula. 


Mais que um filhote

Filhotes você deve ter mais que um para aproveitar a temporada e criação, e posteriormente selecioná-lo. Porém quando estiverem assobiando, já não poderão estar no mesmo ambiente, podendo separá-los colocando em cabines próprias. 


Estágio de um filhote

Os filhotes passam por três estágios de aprendizado: 


1. Engriza ou churria
2. Marca notas
3. Assobia

O primeiro estágio deve durar em torno de 60 a 90 dias. Após esta data, ele deverá partir para o segundo estágio, ou seja, marcar notas (uma espécie de churriado porém com altos e baixos), podendo perceber melhor as notas ficando distante. Nesta fase, se você tiver mais que um filhote, deverá separá-lo colocando numa cabine. Após 30 dias, eles deverão entrar no terceiro estágio, já assobiando. 


Cabines Acústicas

Além de necessário, é recomendado para quem tem mais de um curió, a fim de evitar interferência de um canto em outro, dificultando seu desenvolvimento. As cabines têm trazido a curto prazo excelentes resultados por serem acústicas, com som próprio, oxigênio, visor de vidro e tamanho ideal, deixando o pássaro mais comportado e sem stress. 


Ambiente

Não é recomendável deixar o curió em cozinhas, banheiros, ou outros locais revestidos com azulejo, porque o curió tenderá a cantar com voz metalizada ou musical, devido às características de não absorção e produção de eco. O ambiente ideal deve ser acústico, de preferência com móveis, cortinas, tapetes, etc. para suavizar o som ouvido pelo curió. Como o som se propaga de baixo para cima, rebatendo nas paredes, é recomendável que as caixas acústicas estejam o mais próximo possível do piso e o alto falante não deve ser direcionado diretamente para a gaiola. 


Volume do som

O ideal é que o volume seja 1/3 do volume normal que um curió mestre estaria cantando. Uma célula Fotossensora no aparelho de som será muito útil porque, quando o curió acordar ao amanhecer o som automaticamente será ligado e, ao contrário se desligará ao anoitecer quando o pássaro for dormir. O ambiente deverá possibilitar ainda que o curió acorde e adormeça nos horários da natureza. Após anoitecer, evite deixar o curió onde haja TV ligada ou lâmpadas acesas. 


Muda de Pena

Após cerca de quatro meses a partir do seu nascimento, o filhote fará uma rápida muda de pena, que chamamos de Muda de pardo para pardo. Após 12 meses, ele fará uma nova muda passando de pardo para preto. E assim ocorrerá anualmente. Após cada muda, é necessário que o curió seja transferido para uma voadeira (gaiola grande ou gaiola de criação) por vinte a trinta dias, a fim de que possa exercitar e melhorar a sua capacidade pulmonar, conseguindo assim repetir mais.

- See more at: http://www.avedomestica.com.br/cocad/index.php?option=com_content&id=528:como-ensinar-curi-com-qualidade-de-canto&Itemid=141#sthash.mULBhJha.dpuf

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Canto Canario da terra


Os cuidados necessários para o bem-estar de sua Calopsita


Os cuidados necessários para o bem-estar de sua Calopsita


As calopsitas são aves típicas do interior australiano e começaram a ser criadas no século XVIII, 
porém foi somente na década de 70 que elas passaram a ser comercializadas no Brasil. 

Primeiramente elas tinham apenas a corolação acizentada, também chamada de normal grey, 
sendo que foram as criações, ocorridas ao longo deste séculos, as responsáveis pela 
atual verificação de mais de treze cores, entre elas a amarela, albina, arlequim e pastel. 

Foi na década de 90 que estas aves tornaram-se mais conhecidas dos brasileiros, contudo 
a ausência de uma correta informação, principalmente em relação a alimentação adequada 
para estes animais, torna-se responsável pelo alto índice de doenças e mortes destas 
aves ariscas, que ao serem domesticadas, tornam-se dóceis a ponto de serem consideradas 
mais um membro da família. 

A perspectiva de vida das calopsitas gira em torno de quinze anos, mas para que isso 
ocorra alguns cuidados diários deverão ser tomados pelos seus donos. 

O primeiro cuidado refere-se à escolha da gaiola da ave, pois esta precisa ser de um tamanho adequado a permitir a mobilidade do animal, tendo um espaço capaz de fazer com que a ave receba todos os alimentos necessários para seu bem-estar, bem como haja espaço para seu vôo e para os brinquedos dos quais tanto gostam e que geram a sua distração ao longo do dia. As gaiolas redondas não são recomendadas, pois a ave acaba perdendo a orientação espacial no qual pode acarretar distúrbios em seu comportamento. 

Com relação à água, a Calopsita pode perder quase toda a sua gordura corporal armazenada, bem como mais de metade das suas proteínas e ainda sobreviver. No entanto, a perda de 10% da água corporal, pode causar doenças graves. Sem a reposição da água que é perdida, o resultado será a morte. A água oferecida a ave deve, preferencialmente, ser fervida. Além disso, a água, a alimentação e higienização da gaiola devem ser efetuadas todos os dias, para que a calopsita não tenha contato com nenhum fungo ou bactéria que possa lhe trazer alguma doença. Em relação a isso, é válido informar que os poleiros, bebedouros e fundo das gaiolas também deverão ser lavados pelo menos uma vez na semana, tudo para garantir saúde a sua ave! 

Quanto a alimentação, a calopsita se alimenta principalmente de sementes, porém oferecer somente sementes como alpiste, painço, aveia sem casca e girassol faz com que a alimentação de sua ave fique empobrecida. 

O ideal é oferecer junto destas, frutas e verduras cortadas em pequenos pedaços, farinhadas e vitaminas. 

A qualidade e procedência das sementes e farinhadas devem ser analisadas pelo dono do animal, pois há a possibilidade que um estoque a longo prazo seja responsável pela criação de mofo e fungos, bem como pela perda de limpeza, brilho e coloração das sementes. 

Alguns donos de calopsitas costumam dar sementes de girassol em grande quantidade `as suas aves, pois verificam que elas gostam deste alimento, mas é preciso ter cautela, pois estas sementes são ricas em gorduras e podem comprometer a saúde de sua ave; por isso, a semente de girassol deverá ser oferecida somente em pequenas quantidades e esporadicamente `as aves. 

Em relação as verduras e frutas, somente algumas delas são indicadas, pois outras podem gerar diarreia no animal. 

Dentre as frutas permitidas, podem ser oferecidas: maça, banana, uva e pequenos gomos de laranjas. Quanto às verduras e legumes o ideal é que sejam oferecidos: rúcula, cenoura, jiló, milho, espinafre e brócolis. Os alimentos proibidos são: abacate, alface, cafeína, chocolate, bebidas alcoólicas, sal, gordura, folhas de batata, tomate e feijão, sementes e caroços em geral (principalmente os de maçã, damasco, cereja, pera, ameixa, pêssego). 

Todos estes alimentos só poderão ser oferecidos após serem lavados, devendo ser dados em pequenas quantidades e em dias diferenciados, tudo para que a alimentação torne-se variada e balanceada. 

Os mesmos alimentos poderão ser oferecidos com cascas, talos e sementes, pois estes são apreciados pelas aves; contudo, é necessário que o dono da ave fique atento e impeça o contato destes alimentos com as fezes do animal. 

Ainda poderão ser oferecidos bastões de sementes em alguns dias da semana e suplementos minerais, como osso de siba e pedras de cálcio, em épocas de postura e troca de penas. 

As calopsitas são muito sensíveis ao frio, sendo que a temperatura ideal para uma vida saudável da sua ave é aproximadamente 25°C. No inverno, na hora de dormir, é aconselhável cobrir a gaiola com uma coberta e se possível um aquecedor de ambiente. 

Por fim, para que a saúde de sua calopsita seja preservada é necessário que haja um ambiente adequado, horário para brincar e dormir, respeito em relação a higiene do animal e alimentação balanceada, sendo sempre prudente buscar a ajuda de um profissional especializado na área de medicina veterinária em caso de dúvidas e problemas de saúde de sua ave.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Como identificar uma femea que esta prestes a pedir gala.


Como identificar uma femea que esta prestes a pedir gala.



Após colocar ninho na gaiola da femea, colocar raizes de sizal para que incentivar a femea a ninhar, voce ira observar com o passar dos dias, que ela começara a voar com mais rapidez na gaiola, e a consumir uma quantidade maior de agua, que de costume.
Nesse momento vale observar que as fezes da femea, vira com um volume de agua cada vez maior em sua volta.
Quando esse volume chegar mais ou menos ao tamanho de uma moeda de 1 real, e´sinal que ela esta prestes a pedir gala.
Muitos criadores, principalmente aqueles que estão iniciando com a criação, e não tem muito tempo para ficarem observando quando a femea ira pedir gala, e.. quando vai ver no dia seguinte a femea ja botou o ovo sem gala. 
Vale a pena observar esta dica acima, pois quando a femea estiver prestes a pedir gala, "o criador", poderá deixar o galador passar o dia com a femea enquanto vai para o trabalho, isso desde que a femea não seja agressiva.
Caso ela seja muito agressiva, nao devera agir desta forma.
Tem femeas que ficam muito agressivas quando começam aprontar para a gala, e.. em muitos casos ela ouve o galador cantar, pede gala, mas quando voce solta ele na gaiola, ela se torna agressiva, e parte para brigar com ele, inclusive em muitas vezes até machucando o galador.
Neste caso, antes de a femea aprontar, deixo o macho com ela na gaiola, ela vai esquentando com ele junto, com isso ela não se tornara agressiva.
Caso a femea ja tenha esquentado antes desse procedimento, e voce tenha perdido a gala dela, deixea chocar os ovos por uma semana, e no sétimo dia retire os ovos no final do dia junto com o ninho, e na manha seguinte bem cedo coloque uma banheira com agua para ela tomar banho.
No dia seguinte ela ja estara fria do choco, e voce poderá colocar o galador durante algumas horas no periodo da manha e da tarde na gaiola com ela, com esse procedimento, a femea perdera a agressividade, no terceiro dia.. recoloque o ninho.
Entre o quinto e o sexto dia femea ira estar pedindo gala novamente.
continua..

Como prepara um Coleiro para ir pra Baderna (Roda)

Dicas básicas, 
  • arrumar uma fêmea, como isca. 
  • para que ele ouça a fêmea chamar e cantar desesperado
  • não mostre a fêmea de jeito algum 
  • deixe ele em local auto, 
  • sozinho evite periquitos por perto por que eles calam os pássaros. 
  • esteja em dia com as vitaminas do pássaro 
  • não deixar o coleiro pegar vento 
  • não expor muito ao sol. 
  • não dar comida secas como alpiste puro ou painço . 
  • porque isso prejudica o canto . 
  • comidas com vitaminas a disposição do pássaro

sábado, 12 de setembro de 2015

Canto fibra o melhor


Ele ta muito Brabo? 4 dicas pra ele vir no dedo

1
Lentamente, coloque sua mão na gaiola. Isso não deve ser difícil se você limpa a gaiola e dá comida todos os dias.
2
Deixe a mão por pelo menos 30 segundos e depois retire-a. Faça isso diariamente até seu pássaro se acalmar e ficar parado no lugar. (Isso constrói a confiança de que você não vai machucá-lo). Você também pode, eventualmente, oferecer um petisco quando estiver com a mão lá.
3
Gentilmente, pressione o dedo indicador contra a parte inferior do tórax do pássaro, bem acima das pernas. Ele provavelmente não vai subir na primeira vez. Se seu pássaro nunca fez isso, talvez ele fique nervoso e se afaste. Espere cinco minutos e tente novamente.
4
Se o pássaro ainda assim não subir, pressione um pouco mais o peito dele.Eventualmente ele irá perder o equilíbrio e naturalmente subir no seu dedo. Mas se você fizer três tentativas e ele ainda se recusar, tente novamente no dia seguinte
.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Canto Tulé Tulé telsino

A pedido do nosso amigo Alan 

Canto Sil Sil


Dicas para que você consiga amansar seu trinca ferro

Cuide bem do seu passarinho

Antes de pensar em amansá-lo, é necessário que você aprenda as melhores maneiras de garantir que ele tenha conforto e saúde enquanto estiver dentro de uma gaiola.

A gaiola em si já não é um ambiente agradável, por isso, é muito importante que você não deixe faltar comida para ele. Além de ração para passarinho coloque algumas frutas e verduras para que ele possa degustar.

Limpe a gaiola todos os dias, e nunca se esqueça de trocar a água, substituindo-a por água filtrada para que ele possa beber e uma em um potinho para que ele possa tomar seu banho diário.


Conhecendo um pouco mais sobre o pássaro trinca ferro

O trinca ferro é um pássaro do tipo passeriforme, pertencente a linhagem Traupídea, ele está presente no Brasil e nos países mais próximos do mesmo. Este pássaro possui uma descoloração em tonalidade verde-oliva, apresenta a cabeça acinzentada, a garganta é mais clara em relação ao seu corpo e seu abdome possui coloração cinzento-oliváceo.

Este pássaro se alimenta de frutas silvestres e todos os tipos existentes de insetos, ele também pode consumir pequenos animais invertebrados.

Trinca ferro: procurado e desprotegido

Este pássaro pequenino e de aparência simpática, é muito procurado por criadores e por isso é alvo de contrabandistas que os prendem em cativeiro sem autorização devida para realizar o comércio ilegal desta ave.

Para que esta ave permaneça em cativeiro, é necessário possui uma autorização específica do IBAMA. Se você ainda não possui a ave, somente compre espécies presentes em criadouros que são certificados e anilhados, desta forma, não estará contribuindo para o contrabando dos pássaros desta espécie.


Dicas para que você consiga amansar seu trinca ferro


Confira algumas dicas que preparamos para que você consiga deixar seu pássaro bem calmo e amigável:

1. Compre uma gaiola que possua tamanho padrão e deixe-a sempre bem limpa, com alimentos e água disponíveis;

2. Coloque o pássaro para tomar um banho de sol todos os dias pela manhã, deixe-o tomar sol por aproximadamente 20 minutos. Quando ele estiver tomando sol, procure ficar bem próximo da gaiola, desta forma, ele irá se acostumando com a sua presença perto dele.

3. Sempre deixe a gaiola em um local com várias pessoas, desta forma, com o passar do tempo ele irá ficando cada vez mais manso.

Incentive o seu pássaro a cantar

Para incentivar o seu trinca ferro a cantar coloque um CD com o canto de outro trinca ferro para que ele possa escutar.

Coloque esta melodia para que ele ouça todos os dias, você verá que em pouco tempo ele já estará emitindo seu lindo som em sua casa.

Tenha muita paciência e tenho certeza de que conseguirá amansar o seu trinca ferro!






fonte

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Ele Não come o Jiló ?

 - Você coloca o Jiló e no dia seguinte ele esta intacto, o que fazer ?

  1. Paciência lembre-se se for a primeira vez que ele esta vendo jiló ele pode não saber que é comida
  2. Tente colocar o jiló maduro tirando a casca colocando a parte redonda para cima deixando as sementes bem a vista, espero ter ajudado abraços.
  3. coloque bem próximo da mistura, assim ele vai associar 
  4. tente fazer um conte de moro que as sementes fiquem expostas 


terça-feira, 8 de setembro de 2015

DICAS GERAIS PARA MANEJO DE PARDOS E PRETOS

DICAS GERAIS PARA MANEJO DE PARDOS E PRETOS




Um erro comum de quem inicia nos curiós é a mudança constante do curió de  lugar, ou seja do "prego". Também ja cometi esse erro.
O curió é territorialista, e para ser disposto e valente, primeiro tem que ser valente no seu microterritório, ao redor do seu preguinho.

Esse preguinho, pode ser a estaca onde ele fica, a caixa ou até mesmo um prego na parede.

Deixe o pardo ter o seu território, cantando bem e valente e só começe a puxa-lo ,ou seja, leva-lo para outro local ou estaca, quando estiver firme de notas, sem gritos ou cortando o canto.

Quando sentir que ele está seguro cantando fora do seu "prego", mude o local de puxa-lo, ou seja mude a estaca de lugar ou o prego onde habitualmente o colocava, fora do seu microterritório.  

Para quem pensa em torneios é interessante que o pássaro durma a noite encapado para se acostumar com capa, e quando for puxa-lo coloque a capa, espere alguns minutos e ai sim coloque-o na estaca, ou em outro prego. Se não cantou em 5 minutos, capa e prego novamente.

O curió é territorialista, e seu instinto é cantar, para atrair a fêmea e demarcar seu ambiente. Curió que fica frouxo, mole ou pouco apresentador, com certeza o culpado é o dono, a inteira falta de "munheca".Isto tem que ser condicionado desde filhote, como uma criança, para que não tenha traumas.Claro, levantar um curió ja adulto é possível, mas muito mais difícil sem meios artificiais como fêmeas ou "chias". 

Não brinque com o pardo, não  converse ou estale dedos, ou etc. O pássaro fica lerdo e manhoso( também ja cometi esse erro) .Quando estiver valente, eventualmente pode-se fazer isto, mas principalmente se ele veio até você.Curió bom canta fácil em qualquer  lugar e em qualquer hora.Se ele encasalar com você, se for leva-lo a um torneio é a mesma coisa de levar uma fêmea no carro.

Coloque o cd em volume bem baixo, e preferivelmente som entre os intervalos.O pássaro acostuma-se com a voz humana, além de ser estimulado pelo barulho.O volume alto inibe inicialmente o pássaro, além de distorcer o som.

Quando estiver firme de notas, cantando bem, aumente o volume do som para estimular a demanda. 

Cada um defende seu peixe, mas na minha opinião cd não faz passarinho repetir. Repetição é genético.Um bom cd para encartamento seria um feito da seguinte forma: Entrada alteada em 10% de volume, com tres samaritás, todas cantadas com 4 batidase fechamento com 5 batidas de praia, intervalos longos de 30 sg a 1 minuto em cada cantada, sendo desta forma: 3-3-3 e 6 repetições.Este intervalo de certa forma previne do curió repetidor vir a dar "retorno", e a menor repetição estimula talvez o "fechamento de canto".Atualmente nos torneios de canto, o curió fechador sai na frente.

O balanço e o andamento são do curió, acredito que o cd tem pouca influência.  

Uma dica que esquenta muito o pássaro antes de ser puxado é o milho.Condicione-o com milho verde 30 minutos antes de puxa-lo, e quando for faze-lo tire o milho da gaiola.O milho hidrata rápido, e esquenta  o curió, além de melhorar as fezes. Se estiver muito quente, o pepino é uma boa pedida.

 O amigo Pêcego é certo ao dizer que não se deve gastar as baterias do curió antes da estaca, não importa se cantou bem no carro, no colo ou no café da manhã, o importante é cantar nos 5 minutos.Não abra o curió antes da prova, no máximo mostre o local para o mesmo, a estaca que irá cantar, deixe dar uma ou duas cantadas, para marcar o ambiente e só.

Quando estiver firme dentro de casa, ou nos domínios da mesma, começe os passeios com carro, inicialmente com a gaiola encapada.Apenas andar de carro já é muito valido, para se acostumar com o barulho, com o som, os mexidos e adquirir resistencia.Curió é "maria gasolina", adora passeios, mas na hora certa.Aguente a ansiedade, e não prejudique seu campeão.

Para quem usa mestre, tente coloca-lo principalmente pela manhã, pouco tempo ao dia. O contrário vale para mestres que não brincam durante o dia, rasgam pouco, e não cantam "mole" durante o dia.

Mestre também erra, rasga, alguns dão até quim tói, por isto use-o com parcimônia. O melhor mestre é o de pouca repetição, em torno de 4 a 6 samaritá.Se o filhote for encartado em cd de grande repetição ou com mestre muito repetidor, tem chance alta de "pegar carona" no cd, e "comer" a entrada de canto.e 

Tem gente que entope o pássaro com o cd ligado o dia todo. Pura toliçe.O pai no mato canta de longe, e o filhote escuta poucas vezes ao dia..Seja observador e procure entender o que o pássaro está lhe dizendo.

Acho suficiente o cd ser tocado apenas poucas vezes ao dia, ou para quem usa o timer, uma boa pedida é 20/60 minutos e som durante este intervalo.O cd com muita repetição, tocado o dia inteiro induz o curió a não dar a entrada, e ja começar no quim quim - módulo de repetição.

O disco sem repetição, tocado constantemente, pode induzir ao "retorno de canto". O Mantenedor deve ter feeling para conheçer e corrigir rapidamente este tipo de falha.

Se necessário for, consulte um amigo de confiança,honesto preferivelmente que não esteja disposto a comprar o seu pássaro .Sempre que um "amigo" estiver indo muito a sua casa, falando mal de pássaro de outros e principalmente, colocando defeitos no seu, desconfie: ele está querendo comprar seu curió.
 
Não o venda sem antes consultar um grupo de discussão na internet ou ainda, como ja disse, um amigo de confiança.Grave-o, divulgue-o na internet e receberá muitas dicas de grandes criadores, que entendem e terão boa vontade em ajuda-lo.

Não mude o cd que o pássaro ouviu no ninho, resista aos palpiteiros, eles são muitos .Repetição é genética, não acredito que um cd faça um pássaro repetir, mas como ja disse  a venda de cds da lucro para as lojas que vendem.

Se ouviu o prata 30 anos, mantenha-o. Uma boa dica é a gravação, por exemplo de dois curiós diferentes com selo igual, como o ana dias e o olho d´agua, um canta e outro responde.Deve-se altear a entrada do olho d´agua, pois a mesma é mais baixa, e tive amigos que o usaram apenas ele, e o filhote veio "comendo" o ti tui.

Na minha experiência,o cd prata fast encarta mais rápido, mas também perde-se mais fácil, pois tem notas mais curtas, e por ser mais rápido, o pássaro pode pular mais facilmente uma ou outra nota.Quanto maior a velocidade, maior a freqüência da nota emitida, e por isto, mais fácil o encartamento. 

Por isto alguns curiós tendem a pular o segundo té da ligação ou o segundo quim após o samaritá.Em alguns Cds de canto, com o uso de programas de gravação, pode-se perceber esta alteração de freqüência.Como diz o amigo Gilson Barbosa, cada curió tem o seu próprio disco.

Se o curió falha alguma nota, o ideal é a gravação de um disco personalizado, usando programa específico(soundfourge ou audacity p.ex) , com a nota alteada em 10 a 20% do volume no máximo, para se evitar distorção.

Alguns acreditam que o curió deve ficar afastado mais que 5 cm da parede para encartar mais fácil...não sei dizer se é verdade...

Se for comprar um filhote e o no criatório as fêmeas que estão com filhotes estiverem perto de muitas fêmeas solteiras(cantam e dão quim tói) ou de galadores cantando e rasgando no criatório... fique de olho... pode perder tempo eou dinheiro.Pode dar até certo, mas prevalecerá a sorte...

Acredito que o curió sái com 70% do encartamento do criatório. Ouviu besteira, vai falar besteira.

ahhhhh mas os galadores ficam longe, o filhote não ouve... as minhas femeas cantam praia, não atrapalha.... Não é verdade!Só quem ja caçou sabe, sem o caçador ouvir o curió ja da o sinal, ele ja ouviu o outro há muito tempo e vc nem percebeu... eles ouvem ha mais de 100 metros.Femeas sem filhotes dão quim toi(canto liso), e o pequeno ouve. 

Se quer ter um clássico, imprima as notas de canto e aprenda as notas. Não seja tão tolo ao ponto de não saber porque elogiam ou criticam o seu curió.Como querer ter um clássico se não sabe ao pé da letra o que é o canto classico, o retorno, o quim toi, o corte. Aprenda, busque saber.

Curiós juntos... se estiverem cantando certo, em comodos separados é possível sim.Conheço muitos criadores, com vários troféus, que deixam o pau quebrar. Mas a pratica é perigosa se tem andamentos de cantos distintos ou se algum deles tem detalhes.Se algums está se saindo mal, pulando nota, aí sim, vai para capa/caixa ou para o chão.Geralmente todos confluem para uma mesma voz e andamento, dai a importancia do mestre/dominante. 

O filhote tem que ser condicionado, saiu do seu preguinho é para cantar.Tire-o de onde fica, e coloque inicialmente ao lado de algum estímulo.Eu uso a torneira. No início ficam mudos, depois pialam, dai churrilham.Ficou um tempinho... trate dele, como agradecimento, igual cachorro e volte-o para seu lugar.Toda vez coloque-o neste mesmo lugar, ou seja, um preguinho do lado da pia por exemplo.Daí quando ele ja estiver cantando bem neste lugar, firme de notas começe a tirar toda a capa, e ele vai dominar por completo este local.

Quando menos esperar, ele estará dominando a casa.Curió tem que ter agradecimento, igual cachorro.De trato,limpe a gaiola só depois dele cantar.
Se ele ja estiver no ponto de passear, leve-o de gaiola suja, sem comida nova. No estímulo de retirar a capa para cantar, ele vai direto para o comedouro ver as novidades e petiscos.

Para ele ter confiança passeie com ele nos finais da tarde, onde o céu é mais calmo e sem muitos passaros cantando.Ande com ele na praça, com gaiola na mão, ele vai ter confiança e estará seguro ao seu lado, de quem realmente gosta dele e o protege.

Boa sorte!!

Longe de ser o dono da verdade, dissertando apenas de opinião própria, respeitando as opiniões contrárias, e tentando contribuir, estes são alguns truques que uso, após muito sofrer e muito ouvir. 

Cleuber Barbosa de Oliveira - Passos-MG
 

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Como corta a unha


Como corta a unha coleiro



Eu deixo pra cortar quando eles entram na muda, nos meus poleiros tem lixa, assim não deixa as unhas deles ficarem grandes demais.


Como as unhas dos coleiros são escuras e você não tem experiencia, você pode pegar uma lampada e colocar o pé dele em cima da luz, você vai ver uma veiazinha dentro das unhas, vc tem que cortar um pouco a frente dessas veiazinhas. As imagens ilustram melhor. 


domingo, 6 de setembro de 2015

Como combater piolhos?

Como combater piolhos?

1° dia - Misture 8 gotas de vinagre branco na água.
2° dia - Misture 5 gotas de vinagre branco na água.
3° ao 5° dia - misture 3 gotas de vinagre branco na água.

Também existem remédios como Pilhoaves – Combate piolhos e aves

tem gente.. que usa talco.. eu não recomendo por que a chance de você intoxicar suas aves é muito grande


Pilhoaves – Combate piolhos e aves

sábado, 5 de setembro de 2015

Doenças que vem com frio

ASMA

Causas:Poeira, friagem, alimentos condimentados, gaiolas sujas, mudanças no clima e má ventilação do criadouro.

Sintomas: Respiração difícil acesso asmático freqüente e ofegante. Em casos muito graves imobilidade, olhos entreabertos, penas soltas respiração acelerada intermitente com emissão de pequenos gemidos. Evolui rapidamente para sua forma crônica se não for tratada adequadamente.

Tratamento: Eliminar imediatamente frio, vento, poeira, úmidade. Colocar a ave em gaiola com temperatura de 30C. Se o pássaro apresentar crises agudas, na hora da crise administrar gotas de adrenalina a 1./10.000. Manter a gaiola coberta e fazer uso de um inalador com solução de Tylan apresenta ótimos resultados. O tratamento com R-Trill vem possibilitando bom resultado em muitos casos.

Prevenção: Evitar lugares úmidos e sujeitos a ventos frios. Mudanças bruscas de temperatura.

CORIZA

Causas: Hemophilus gallinarum (forma aguda). Corpusculo cocobaciliforme ( forma lenta). As duas vêm associadas. Bruscas mudanças climáticas, aves em locais úmidos, aves mal alimentadas, falta de vitamina C.

Sintomas: Secreção aquosa nos olhos e narinas.Com a evolução da doença, as narinas ficam completamente obstruídas. Os olhos, em virtude da infecção, ficam inflamados e a ave pode perder a visão.

Prevenção: Evitar lugares úmidos e sujeitos a ventos frios. Mudanças bruscas de temperatura.

As aves possuem as penas como excelente proteção contra o frio, mas as penas não esquentam, apenas mantêm o pássaro aquecido, portanto fatores como o vento, mudanças bruscas de clima ou umidade diminuem a sua temperatura e podem causar algumas doenças como pneumonia e corizas. 

Vários métodos podem ser utilizados para manter as aves aquecidas durante este período do ano e o mais comum e barato é cobrir a gaiola com capas protetoras. As gaiolas devem ser penduradas em locais longe do vento e correntes de ar frio, se possível dentro de casa. Pode-se utilizar também, alguns aquecedores de ambiente, mas tomando sempre cuidado para que não esquentem demais.


Outro cuidado importante que devemos ter é em relação à umidade do ambiente, em grande parte do país a umidade relativa do ar tende a ser baixa durante o inverno, e alguns aquecedores de ambiente podem diminui-la, ocasionando infecções e irritações respiratórias. Para evitar estes problemas, pode-se usar umidificadores de ambiente, ou como soluções mais rápidas e baratas, usar copos com água e panos úmidos. No entanto, o resultado destas técnicas nem sempre são satisfatórios.


Existem aquecedores especificos para animais com lâmpadas de cerâmica que são uma boa e durável fonte de aquecimento que não retira a umidade do ar. Consulte o veterinário para saber a necessidade e melhor forma de usar um aquecedor de ambiente, pois deixá-lo muito próximo ao animal pode causar queimaduras e o bichinho deve ter um local para se esconder do calor excessivo.


Para aqueles que são acostumados a deixar as aves no quintal, este hábito deve mudar durante o inverno, principalmente, no período da noite momento no qual as aves devem ser colocadas dentro de casa. Lembrando que, os pássaros devem tomar sol mesmo neste período do ano para que possam se aquecer naturalmente com a luz do sol.


Para os viveiros de pássaros, a solução é colocar algum tipo de encerado ou pano envolta do viveiro para cobrí-lo e protegê-lo do frio, e se o viveiro for móvel, recomenda-se que seja colocado em um local protegido de correntes de ar frio, principalmente, no período noturno, quando a temperatura sempre cai.


A alimentação dos pássaros nessa época deve ser bem elaborada, para garantir que a ave absorva o máximo de vitaminas e proteínas no organismo ajudando a se manter mais forte e saudável.


Mesmo no inverno os pássaros devem tomar banho. Coloque uma banheira com água limpa no mínimo 2 vezes por semana, mas não se esqueça de removê-la após o banho, pois as aves podem beber a água que ficou suja, contraindo vermes e bactérias nocivas a saúde.


Como saber se sua ave está doente? Basta observar os sinais emitidos pelo bichinho.


O pássaro doente fica quietinho na gaiola, para de comer, abre o bico frequentemente, devido à dificuldade de respirar. Se o passarinho apresentar estes sintomas, procure um médico veterinário para saber como cuidar. No inverno é comum os pássaros ficarem mais quietos e desanimados, e para dar mais força e vitalidade a eles é importante acrescentar vitamina à sua alimentação.


Tomando o devido cuidado bom as baixas temperaturas, seu pássaro não terá problemas com o frio. Em caso de dúvidas, consulte sempre o veterinário!

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Como ter uma pequena criação de tenébrio

Como ter uma pequena criação de tenébrio




      Como a imagens mostram na fase adulta o tenébrio é um (besouro) é esse besouro que faz "Amor" 'com a besoura e da os ovinhos que nascem as larvas essa larvas ficam adultas e viram a tal da "pupa" que vira o besouro e vai tudo de novo.

      Você pode comprar sem problemas ó as larvas elas vão ficar adultas vai demorar uns 3 meses até 100 larvas virarem 2000.. 
se você  tiver como comprar alguns besouros juntos a coisa fica bem melhor. pois eles vai da tenébrios mais rápido em algumas semanas 



quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Campeonato Teresópolis




Mais informação: Passarinheiros do brasil 

Criação de Curió para principiantes – Procedimentos básicos e essenciais. parte final


Então, amigo criador, se você trabalha todos os dias e só folga nos finais de semana, o único jeito é madrugar todos os dias e ficar na observação do casal todas as manhãs, até conseguir êxito no acasalamento, daí sim poderá ir para o trabalho com a consciência tranqüila da missão cumprida.
Uma gala é suficiente para encher (galar) dois a três ovos, mas para desencargo de consciência, e para garantir, repetir a operação de gala por mais um dia.
Após acontecer a sonhada gala entre o casal de curió, separa-se a fêmea do macho, se possível longe um do outro para que não se vejam e não ousam o canto e pialadas entre eles.
Após a gala, geralmente a fêmea bota o primeiro ovo no segundo dia, sendo dois ovos e raramente três ovos. Após botar o último ovo, ela entra no período de choco, que dura 13 dias até o nascimento dos filhotes. Após nascerem os filhotes, não deve ser colocado o macho junto com a fêmea em hipótese alguma. A fêmea se encarregará de tratar e criar sua prole sozinha.
Após 12 dias os filhotes abandonam o ninho, dependendo ainda do tratamento da fêmea para alimentá-los. Com 30 a 35 dias os filhotes já estarão se alimentando sozinhos e já podem ser separados da mãe.                                                                              
Então amigos, como vimos, criar curió não é difícil, é apenas trabalhoso e requer tempo disponível e dedicação assídua do criador. Superar desafios faz parte da vida e nada cai do céu por descuido, isso você pode ter certeza, então vamos encarar essa empreitada, obtendo êxito e alcançado o objetivo desejado.
Muitos criadores se sentem um pouco “pai” dos filhotes que nasceram pelo esforço de seu trabalho em todo o processo, desde o momento da gala até o nascimento dos filhotes. Mais gratificante e prazeroso ainda, é ver e ouvir depois de um tempo esses filhotes cantando um canto clássico perfeito e dizer com orgulho: “ esses filhotes fui eu que reproduzi em ambiente doméstico”!!!
Eu não sou dono da verdade e nem sei tudo sobre curiós, tenho muito que aprender ainda.                                                    
Muitos criadores usam outros métodos e técnicas, os quais foram adquiridos empíricamente depois de anos de dedicação à criação de curiós.